terça-feira, 11 de março de 2014

Formas x Entendimento

Existem diferentes formas de entendimento.
Quando lidamos com o movimento estamos abertos a observação, podemos traduzir tecnicamente todos os detalhes , o que em alguns momentos faz parte, mas podemos também observar , acompanhar , imitar e/ou sentir o movimento dentro do nosso corpo e a partir da experiência decifrá - lo.
Um balanço lateral para relaxar e aquecer com um leve deslocamento de ombros, soltando os braços , os punhos, as mãos e os dedos em movimentos circulares, pode ser feito automaticamente ou vivenciado de uma forma mais pessoal : quando eu desloco meu peso de um lado para o outro soltando os ombros, braços, punhos mãos e dedos trabalhando minhas articulações criando movimentos a mente conectada com o corpo e experimentando formas de movimentar essas partes.
Não existe certo ou errado, apenas o contato a experiência. Um movimento ou uma sequencia, pode ser copiado, entendido ou sentido. O importante é que todas essas formas de entendimento são complementares. Sua repetição em diferentes momentos com pequenas variações nos permite decifrá - lo milimetricamente a partir de você mesmo e não do outro.
No Circulo do Yin vamos dançar juntos e separados, livres e direcionados respeitando a unidade de cada um, misturando ritmos e formas.

Gosto muito deste vídeo da Sylvie Guillem a precisão dos movimentos a interação da música e da iluminação, não precisamos ser acrobatas para dançar basta ter algo a dizer um sentimento para demonstrar ou uma proposta para brincar.

Mariana Romano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário