segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

O corpo

O corpo é um instrumento de sensações boas e ruins, nossas experiências são refletidas num ponto de tensão relaxamento, dores ou bloqueios. Com ele nos comunicamos com o que está ao nosso redor, sentimos na pele o vento, o sol, o frio. Tencionamos os ombros ou maxilar num momento de tensão, curvamos a coluna ao nos sentirmos derrotados, levantamos a cabeça para termos forças ou a encaixamos em direção ao horizonte quando temos um objetivo. Todo esse processo funciona de forma harmônica com o sentir/ressentir, meu corpo reage de acordo com as emoções.
 Meu convite dentro do circulo do yin é a improvisação  dentro da dança, perceber esse corpo interno e externo no momento presente, induzi-lo a novos movimentos dentro do contesto das estórias contadas se sentindo parte delas, algum elemento um dos personagens ou todos juntos.
Sentir o seu corpo apropriando se das suas formas, dos seus bloqueios, tensões e limitações, acolhendo todo esse repertório em movimentos amplos ou contidos, rápidos ou lentos dentro de uma percepção só sua, não para ser analisada, apenas sentida.
Essa é uma vertente da dança, um caminho mais pessoal onde podemos nos espelhar no outro, mas a alquimia do que eu faço com os movimentos assimilados é única, essa dança pode nascer densa, pesada, leve ou experimental o que realmente importa é a apropriação do seu corpo, físico, sanguíneo, que pulsa e trabalha harmoniosamente obedecendo a todos os seus comandos diários.

Mariana Romano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário